Só é possível gerir, aquilo que se pode medir

analytics

Não há almoço grátis!

Uma velha expressão muito citada no mundo corporativo.

Também uma verdade no dia a dia de nossos relacionamentos pessoais.

Talvez traga algo mais evidente em seu significado.

Algo como, “nada é graça”.

Tudo vem acompanhado de alguma expectativa.

Sempre há algum interesse.

Talvez uma visão rude, mas verdadeira.

Toda atividade e/ou ação demanda algum proposito.

Em qualquer ramo de atividade.

Mesmo a mais simplória ação, sem menor pretensão.

Quando agrupadas trazem resultados.

Não há problema algum nisso.

Muito pelo contrário.

Creio que quando sabemos disso de forma clara, isto é até mesmo benéfico.

Nos dá um termômetro.

Um parâmetro para melhorar.

Se quisermos, é claro?

Nas organizações, mais do que uma necessidade.

Uma questão de sobrevivência.

Afinal, nada é de graça.

E toda atividade desenvolvida deve ter um intento a ser atendido.

Um motivo, um porque, uma meta.

Nem sempre temos a ciência deste “motivo”.

Impossível esquecer isso.

Justamente por conta disso, vale uma verdade definitiva.

Só é possível gerir aquilo que você pode controlar.

A adoção de indicadores é uma premissa básica.

Acompanhamos indicadores.

Analisamos.

Discutimos.

Efetivamos melhorias.

Perpetuamos progresso.

Afinal, nada é de graça.

_____________________

Sobre o autor

José Renato Sátiro Santiago Junior – Professor da Fundação Vanzolini no MBA Executivo em Gestão de Operações – Produtos e Serviços, na pós-graduação em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e no curso de capacitação de Aplicações para Gestão Estratégica do Conhecimento. Grande experiência no desenvolvimento de atividades relacionadas à Administração de Empresa, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Inovação e Gestão do Conhecimento. Atuação por mais de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Óleo e Gás, Engenharia, Telecomunicações, Construção, Farmacêutico, Eletro-Eletrônico e Bens de Consumo. Mestre e doutor em Engenharia pela USP com pós-graduação em Marketing pela ESPM. Autor de dezenas de livros e artigos, dentre os quais se destacam, “Gestão do Conhecimento – A Chave para o Sucesso Empresarial.”, “Capital Intelectual – O Grande Desafio das Organizações.” e “Buscando o Equilíbrio”. Professor da FIA e PUC em cursos de MBA (Master of Business Administration). Administrador do site Boletim do Conhecimento onde publica artigos e ideias cujo tema central é o Mundo Corporativo, com cerca de mais de 10.000 leitores semanais.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: