Lições de liderança

equipegestores_16022008.jpg

Gestores da Fundação Vanzolini. À esq., agachado, o instrutor A. J. Limão

Você já passou por uma situação daquelas em que de repente desaba em sua mesa uma convocação de RH para treinamento de dois dias inteiros? E ainda mais numa sexta e sábado? “Ninguém merece”, pensa a maioria das pessoas. Bom, isso aconteceu recentemente com os gestores da Fundação Vanzolini. E, por conseqüência, comigo, já que trabalho com desenvolvimento humano na instituição e fui a responsável por proporcionar essa “alegria” a todos…

Como tinha que dar o exemplo, confirmei, claro, minha presença e fui à luta. Para minha surpresa, encontrei um time de gestores muito entusiasmados e ávidos por conhecimento, um dos fatores, inclusive, que integra a missão da Vanzolini.

Foram dois dias bem produtivos sobre o tema “Liderança”. Aprendemos lições importantes, como os novos paradigmas das empresas e o papel que nos cabe, além de conhecermos as diferentes habilidades e competências para se liderar. O assunto é amplo e muito interessante. Aqui mesmo na Fundação Vanzolini temos um novo curso, coordenado pelo Prof. Roberto Rotondaro, sobre Desenvolvimento Gerencial, que também aborda a temática “liderança”. Vale a pena conhecer o programa.

No treinamento, vimos que, muitas vezes, um gestor comete o equívoco de atuar na linha “deixa comigo” e acaba assumindo milhares de tarefas que não competem a ele. Isso, evidentemente, não é bom nem para a carreira de um líder e nem para a do liderado.

Percebi durante o treinamento que liderar pessoas é tão difícil quanto ganhar na loteria, mas, se acertarmos na gestão, seremos afortunados. E por fim, utilizando a analogia citada por um de nossos colegas, entrei no treinamento para jogar uma partida de tênis, em que o erro do outro é o objetivo principal, e saí jogando frescobol, pois o acerto do outro é que propicia a minha continuidade no jogo.

Essa é a essência do que devemos ter em nosso dia-a-dia. É apostar no acerto do outro para que também continuemos no jogo e, assim, juntos, agregarmos muito mais valor às nossas atividades. E o papel dos gestores da Fundação Vanzolini, nesse contexto, é liderar e evoluir. Sempre.

Isabel Nogueira & Vanzolini Blog

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: